quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Round 2

Fim de semana que vem gravamos a segunda metade do curta. Após algumas reuniões de pontos bons e ruins do último fim de semana, estamos confiantes e ralando pra garantir diárias cada vez melhores. Já corro atrás de elementos de arte, cenário... um pouco de tudo. E listando os planos a serem gravados, com aquela "podada" básica, já, porque já vi bem como é a coisa.
Durante esta semana estive dando uma certa descansada. Querendo ou não, filmagens nos desgastam (foram dois dias quase ininterruptos de gravação, produção, desprodução, etc...). Nunca fui de reclamar muito de cansaço, mas é penoso. Porém, vale a pena. Quando você vê, a coisa tomou proporções gigantes e envolve um monte de gente, e isso é que é mais divertido e prazeroso: o coletivo. Aos leigos, aviso o que professores e diretores me passaram, em aulas e em programas de TV: cinema é trabalho em equipe. É convivência. Se você não gosta de trabalhar com outras pessoas, faça quadros (natureza morta) ou esculturas.
E o aprendizado que vem com esta convivência é a melhor coisa, independente do resultado. Uma coisa é o "durante": é mágico, é fugaz, ágil, passa rápido porém tem lá tudo concentrado, meses de planejamento e divagações e criação, e quando se registra os planos, os quadros, todo cuidado é pouco: você tem que pintar o quadro todo naquelas horas, não pode corrigir no dia seguinte. Todos têm de estar entrosados.
Tenho pensado muito sobre isso. E também sobre referências artísticas. Passei muitos filmes para a equipe e para o elenco se basear - fotografia, arte, figurino, atuação -, e é algo pertinente no meu modo de trabalhar. Só pra citar algumas referências estéticas (luz, arte): A Comilança de Marco Ferreri, O Jantar e Feios, Sujos e Malvados, de Ettore Scola, Uma Mulher Sob Influência, do Cassavetes, Os Bons Companheiros, Mean Streets, After Hours, Touro Indomável, Os Infiltrados, de Martin Scorsese, Quando explode a vingança, Era uma vez na América, Era uma vez no Oeste, de Sergio Leone, A Doce Vida, Noites de Cabíria, de Fellini, São Paulo S/A, de Luis Sergio Person, O Bandido da Luz Vermelha, do Sganzerla, e dá-lhe Bertolucci, Sergei Eisenstein, Fernando Meirelles, Anjos da Noite, Carlos Gerbase, Fátima Toledo, Lucrecia Martel, Almodóvar, Taranino, Rodriguez, os cantores Paul Anka, Robeto Carlos, Tony Manero, Fábio Júnior, James Caan em O Poderoso Chefão, Liv Tyler em Beleza Roubada, a Adriana de Rocky, um Lutador, os bandidos de Snatch de Guy Ritchie, os bandidos de Cidade de Deus, Peter Parker, e Bill Murray, e Faça a Coisa Certa, de Spike Lee, e O Cheiro do Ralo, e músicas italianas de Rita Pavone, e Pepino DiCapri, a jovem guarda, o jazz brookliniano de Louie Prima, a música estonteante da Motown, do creoule, do spirituals, Cab Calloway, o hip hop, o samba, o espírito paulistano, a malandragem de nossa cidade, o caos madrugador e acolhedor e contrastante deste lugar onde vivemos... onde tudo borbulha, exagera, mistura, cativa, enoja, misteriza... minha família, a família dos outros, meus grandes amigos de infância, minha descendência, minhas aspirações, minhas brigas, minhas ex-namoradas, minhas festas, colegas, espaços, conflitos e lugares por que passei e vi outros passarem (como meu pai, ou algum ex-chefe, ou algum dono de bar, ou alguma garota que vi passar e nunca mais pensei), viagens, experiências... enfim. Nosso inventário é imenso, e eu tinha (tenho) uma série delas pra expor por aí, esta é a maneira que encontro no momento pra pôr pra fora: um filme. Um filme curto, mas certeiro: pra te acertar no meio da testa em poucos minutos. Ou no estômago. Ou no coração. Tanto faz.

Um comentário:

Unknown disse...

Pois é... para um leigo no assunto, a gente nem imagina o que envolve uma "simples" curta metragem... simples??? é... pelo que estou vendo no teu blog, uma curta metragem realmente não é nada simples, tudo é complexo mesmo, rs

O que é mais interessante neste teu blog, é que dá para nós leigos, uma idéia do que envolve fazer uma filmagem.

O fim de semana chegou... agora voces entram em ação... e nós, esperaremos anciosos pelo proximo post

bjus